OS PREMIADOS DO JABUTI 2020

O Prêmio Jabuti anunciou no final de novembro/2020 os vencedores da 62ª edição . Solo para vialejo, da autora Cida Pedrosa, foi eleito livro do ano. A pernambucana ainda abocanhou mais um troféu na categoria poesia. A obra teve como ponto de partida o resgate da Jazz Band União Bodocoense, um grupo que agitou o Sertão do Araripe na década de 1940.

62º Prêmio Jabuti é um evento organizado pela Câmara Brasileira do Livro com o propósito de premiar os melhores livros brasileiros publicados em 2019 em diferentes categorias.

Pelo segundo ano seguido, o Prêmio Jabuti fez ajustes em seu novo formato de categorias e eixos criado na edição de 2018. Um dos ajustes foi a divisão da categoria “Humanidades” em duas novas categorias: “Ciências Humanas” e “Ciências Sociais”. Além disso, a categoria “Impressão” foi extinta pelo fato de a comissão organizadora considerar que o Prêmio Fernando Pini seria muito mais relevante na indústria gráfica. A principal e mais polêmica mudança da edição de 2020, contudo, foi a criação da categoria “Romance de Entretenimento”, com o objetivo de permitir que obras da chamada “ficção de gênero” ou “ficção comercial” pudessem ter chance de receber destaque no Jabuti, já que costumavam ser desconsideradas em detrimento da “ficção literária”. Com a criação desta nova categoria, houve mudança de nome da categoria “Romance” para “Romance Literário”, sendo que a principal diferença entre as duas, de acordo com o regulamento, é que o júri de “Romance Literário” deve avaliar “as qualidades do texto, privilegiando a forma, a arte literária”, enquanto o júri de “Romance de Entretenimento”, deve avaliar “as qualidades do enredo, privilegiando o conteúdo, a trama”. 

CONFIRA TODOS OS PREMIADOS DO JABUTI 2020